Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
Deuteronômio
Deuteronômio, 6
1 “Ora, eis o mandamento, os regulamentos e as decisões judiciais que Jeová, vosso Deus, vos mandou ensinar, para os cumprirdes na terra à qual estais passando para lá para tomar posse dela;
2 a fim de que temas a Jeová, teu Deus, para guardares todos os seus estatutos e seus mandamentos que vos ordeno, tu e teu filho, e teu neto, todos os dias da tua vida, e para que teus dias se prolonguem.
3 E tens de escutar, ó Israel, e cuidar em cumpri-los, para que te vá bem e vos torneis muitíssimos, assim como te prometeu Jeová, o Deus de teus antepassados, com respeito à terra*1 que mana leite e mel.
|
4 “Escuta, ó Israel: Jeová, nosso Deus, é um só Jeová.*1
|
5 E tens de amar a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda a tua força vital.
6 E estas palavras que hoje te ordeno têm de estar sobre o teu coração;
7 e tens de inculcá-las a teu filho, e tens de falar delas sentado na tua casa e andando pela estrada, e ao deitar-te e ao levantar-te.
8 E tens de atá-las como sinal na tua mão, e elas têm de servir de frontal entre os teus olhos;
9 e tens de escrevê-las sobre as ombreiras*1 da tua casa e nos teus portões.
|
10 “E tem de suceder que, quando Jeová, teu Deus, te introduzir na terra de que jurou aos teus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó, que ta havia de dar, cidades grandes e de bom aspecto, que não construíste,
11 e casas cheias de todas as coisas boas e que não encheste, e cisternas escavadas que não escavaste, vinhedos e oliveiras que não plantaste, e tiveres comido e te tiveres fartado,
12 guarda-te para que não te esqueças de Jeová que te fez sair da terra do Egito, da casa dos escravos.
13 É a Jeová, teu Deus, que deves temer e a ele deves servir,*1 e pelo seu nome deves jurar.
|
14 Não deveis andar seguindo outros deuses, quaisquer deuses dos povos que há ao redor de vós,
15 (pois Jeová, teu Deus, no teu meio, é um Deus que exige devoção exclusiva,) para que não se acenda contra ti a ira de Jeová, teu Deus, e ele te tenha de aniquilar da superfície do solo.
16 “Não deveis pôr Jeová, vosso Deus, à prova, assim como o pusestes à prova em Massá.*1
|
17 Deveis terminantemente guardar os mandamentos de Jeová, vosso Deus, e os seus testemunhos e os seus regulamentos que ele te ordenou.
18 E tens de fazer o que é direito e bom aos olhos de Jeová, para que te vá bem e deveras entres e tomes posse da boa terra que Jeová jurou aos teus antepassados,
19 empurrando de diante de ti todos os teus inimigos, assim como Jeová prometeu.
20 “Caso teu filho te pergunte num dia futuro, dizendo: ‘Que significam os testemunhos, e os regulamentos, e as decisões judiciais que Jeová, nosso Deus, vos ordenou?’
21 então tens de dizer a teu filho: ‘Tornamo-nos escravos de Faraó, no Egito, mas Jeová passou a fazer-nos sair do Egito, com mão forte.
22 Por isso, Jeová estava pondo sinais e milagres, grandes e calamitosos, sobre o Egito, sobre Faraó e sobre todos os de sua casa, diante dos nossos olhos.
23 E ele nos fez sair de lá, a fim de nos trazer para cá, para dar-nos a terra que havia jurado aos nossos antepassados.
24 Portanto, Jeová nos mandou que cumpríssemos todos estes regulamentos, temendo sempre a Jeová, nosso Deus, para o nosso bem, a fim de que ficássemos vivos assim como no dia de hoje.
25 E significará para nós justiça cuidarmos em cumprir todo este mandamento perante Jeová, nosso Deus, assim como nos mandou.’