Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
Deuteronômio
Deuteronômio, 31
1 Moisés foi então e falou estas palavras a todo o Israel,
2 e disse-lhes: “Tenho hoje cento e vinte anos de idade. Não mais se me permitirá sair e entrar, visto que Jeová me disse: ‘Não passarás este Jordão.’
3 Jeová,*1 teu Deus, é quem está passando na tua frente. Ele mesmo aniquilará estas nações diante de ti e tu terás de desalojá-las. Josué*2 é quem atravessará na tua frente, assim como Jeová falou.
|
4 E Jeová certamente lhes fará assim como fez a Síon e a Ogue, os reis dos amorreus, e à terra deles, quando os aniquilou.
5 E Jeová tas entregou, e tens de fazer-lhes segundo todo o mandamento que te ordenei.
6 Sede corajosos e fortes. Não tenhais medo nem vos assusteis diante deles, porque Jeová, teu Deus, é quem marcha contigo. Não te desamparará nem te abandonará completamente.”
7 E Moisés foi chamar Josué e dizer-lhe perante os olhos de todo o Israel: “Sê corajoso e forte, porque tu — tu introduzirás*1 este povo na terra de que Jeová jurou aos seus antepassados que lhes havia de dar, e tu mesmo lha darás por herança.
|
8 E Jeová é quem marcha na tua frente. Ele mesmo continuará contigo. Não te desamparará nem te abandonará completamente. Não tenhas medo nem fiques aterrorizado.”
9 Moisés escreveu então esta lei e a deu aos sacerdotes, os filhos de Levi, os carregadores da arca do pacto de Jeová, e a todos os anciãos de Israel.
10 E Moisés foi ordenar-lhes, dizendo: “Ao fim de cada sete anos, no tempo designado do ano da remissão, na festividade das barracas,
11 quando todo o Israel vier para ver*1 a face de Jeová, teu Deus, no lugar que ele escolher, lerás esta lei na frente de todo o Israel, aos seus ouvidos.*2
|
12 Congrega o povo, os homens e as mulheres, e os pequeninos, e teu residente forasteiro que está dentro dos teus portões, para que escutem e para que aprendam, visto que têm de temer a Jeová, vosso Deus, e cuidar em cumprir todas as palavras desta lei.
13 E seus filhos, que não [a] conheciam, devem escutar, e têm de aprender a temer a Jeová, vosso Deus, todos os dias em que vivais no solo para o qual estais atravessando o Jordão, a fim de tomar posse dele.”
14 Depois Jeová disse a Moisés: “Eis que se chegaram os dias para morreres. Chama a Josué, e postai-vos na tenda de reunião, para que eu o comissione.” Portanto, Moisés e Josué foram e postaram-se na tenda de reunião.
15 Jeová apareceu então na tenda, na coluna de nuvem, e a coluna de nuvem começou a ficar à entrada da tenda.
16 Jeová disse então a Moisés: “Eis que te estás deitando com os teus antepassados; e este povo certamente se levantará e terá relações imorais*1 com deuses estrangeiros da terra à qual vão, no seu próprio meio, e certamente me abandonarão e violarão meu pacto que concluí com eles.
|
17 Em vista disso, naquele dia deveras se acenderá a minha ira contra eles, e eu certamente os abandonarei e esconderei deles a minha face, e eles terão de tornar-se algo a ser consumido; e têm de vir sobre eles muitas calamidades e aflições, e forçosamente dirão naquele dia: ‘Não é porque o nosso*1 Deus não está no nosso meio que estas calamidades vieram sobre nós?’*2
|
18 Quanto a mim, esconderei absolutamente a minha face naquele dia, por causa de toda a maldade que fizeram, porque se viraram para outros deuses.
19 “E agora, escrevei para vós este cântico e ensinai-o aos filhos de Israel. Ponde-o nas suas bocas, para que este cântico sirva como minha testemunha contra os filhos de Israel.
20 Pois eu os levarei ao solo que jurei*1 aos seus antepassados, que mana leite e mel, e certamente comerão e se fartarão, e engordarão e se virarão para outros deuses, e deveras os servirão e me tratarão com desrespeito, e violarão meu pacto.
|
21 E tem de dar-se que, vindo sobre eles muitas calamidades e aflições, então este cântico tem de responder diante deles como testemunha, pois não deve ser esquecido pela boca de tua descendência, porque bem sei a sua inclinação que hoje estão desenvolvendo antes de eu os introduzir na terra que lhes jurei.”*1
|
22 De modo que Moisés escreveu este cântico naquele dia, para ensiná-lo aos filhos de Israel.
23 E ele passou a comissionar Josué, filho de Num, e a dizer: “Sê corajoso e forte, porque tu — tu introduzirás os filhos de Israel na terra que lhes jurei e eu mesmo continuarei contigo.”
24 E sucedeu que, assim que Moisés terminara de escrever as palavras desta lei num livro, na sua inteireza,
25 Moisés começou a dar ordem aos levitas, os carregadores da arca do pacto de Jeová, dizendo:
26 “Tomando*1 este livro da lei, tendes de colocá-lo ao lado da arca do pacto de Jeová,*2 vosso Deus, e ali tem de servir de testemunha contra ti.
|
27 Pois eu — eu conheço bem a tua rebeldia e a tua dura cerviz. Se vos mostrastes rebeldes em comportamento para com Jeová*1 enquanto hoje ainda estou vivo convosco, então quanto mais após a minha morte!
|
28 Congregai a mim todos os anciãos das vossas tribos e os vossos oficiais, e fale eu estas palavras aos seus ouvidos e tome eu os céus e a terra por testemunhas contra eles.
29 Pois eu bem sei que depois da minha morte, sem falta, agireis ruinosamente e por certo vos desviareis do caminho a respeito do qual vos dei ordem; e forçosamente há de sobrevir-vos calamidade no fim dos dias, porque fareis o que é mau aos olhos de Jeová,*1 de modo a ofendê-lo com as obras das vossas mãos.”
|
30 E Moisés passou a falar aos ouvidos de toda a congregação*1 de Israel as palavras deste cântico na sua inteireza:
|