Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
Deuteronômio
Deuteronômio, 10
1 “Naquele tempo específico, Jeová disse-me: ‘Lavra para ti duas tábuas de pedra iguais às primeiras e sobe a mim ao monte, e tens de fazer para ti uma arca de madeira.
2 E escreverei nas tábuas as palavras que apareceram nas primeiras tábuas que destroçaste, e tens de colocá-las na arca.’
3 Fiz assim uma arca de madeira de acácia e lavrei duas tábuas de pedra iguais às primeiras, e subi ao monte, e as duas tábuas estavam na minha mão.
4 Ele escreveu então nas tábuas a mesma escrita como nas primeiras, as Dez Palavras,*1 que Jeová vos havia falado no monte do meio do fogo, no dia da congregação; depois Jeová mas deu.
|
5 Virei-me então e desci do monte, e coloquei as tábuas na arca que eu tinha feito, para que continuassem nela, assim como Jeová me ordenara.
6 “E os filhos de Israel partiram de Beerote Bene-Jaacã para Moserá. Arão morreu ali e foi enterrado ali; e Eleazar, seu filho, começou a atuar como sacerdote em seu lugar.
7 Dali partiram para Gudegodá, e de Gudegodá para Jotbata, uma terra de vales de torrente em que corria água.
8 “Naquele tempo específico Jeová separou a tribo de Levi para carregar a arca do pacto de Jeová, para ficar de pé perante Jeová, a fim de lhe ministrar e para bendizer seu nome até o dia de hoje.
9 É por isso que Levi não veio a ter nem quinhão nem herança com os seus irmãos. Jeová é a sua herança, assim como Jeová, teu Deus, lhe dissera.
10 E eu — eu fiquei*1 no monte assim como nos primeiros dias, quarenta dias e quarenta noites, e Jeová passou a escutar-me também essa vez. Jeová não te quis arruinar.
|
11 Jeová me disse então: ‘Levanta-te, vai diante do povo, a fim de partirem, para que entrem e tomem posse da terra de que jurei aos seus antepassados que lhes havia de dar.’
12 “E agora, ó Israel, que é que Jeová, teu Deus, pede de ti senão que temas a Jeová, teu Deus, para andares em todos os seus caminhos e o amares, e para servires a Jeová, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma;
13 que guardes os mandamentos de Jeová e seus estatutos que hoje te ordeno, para o teu bem?
14 Eis que a Jeová, teu Deus, pertencem os céus, sim, os céus dos céus, a terra e tudo o que nela há.
15 Somente de teus antepassados se afeiçoou Jeová, amando-os, de modo que escolheu sua descendência após eles, sim, a vós, dentre todos os povos, como no dia de hoje.
16 E tendes de circuncidar o prepúcio dos vossos corações e não deveis mais endurecer*1 a vossa cerviz.
|
17 Pois, Jeová, vosso Deus, é o Deus dos deuses*1 e o Senhor dos senhores,*2 o Deus*3 grande, poderoso e atemorizante, que não trata a ninguém com parcialidade, nem aceita suborno,*4
|
18 executando julgamento pelo menino órfão de pai e pela viúva, e amando o residente forasteiro, de modo a dar-lhe pão e uma capa.
19 Também vós tendes de amar o residente forasteiro, pois vos tornastes residentes forasteiros na terra do Egito.
20 “Deves temer a Jeová, teu Deus. A ele é que deves servir e a ele te deves apegar, e pelo seu nome deves fazer declarações juramentadas.
21 É a ele que deves louvar*1 e ele é o teu Deus, que fez contigo estas coisas grandes e atemorizantes que teus olhos viram.
|
22 Com setenta almas desceram os teus antepassados ao Egito, e agora, Jeová, teu Deus, te fez como as estrelas dos céus em multidão.