Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
1 Samuel
1 Samuel, 8
1 E sucedeu que, assim que Samuel ficou velho, foi constituir seus filhos como juízes para Israel.
2 Ora, o nome de seu filho primogênito veio a ser Joel e o nome de seu segundo [filho], Abias; eles julgavam em Berseba.
3 E seus filhos não andavam nos seus caminhos, mas inclinavam-se a seguir o lucro injusto, e aceitavam suborno e desvirtuavam o julgamento.
4 Reuniram-se então todos os anciãos de Israel e vieram a Samuel, a Ramá,
5 e disseram-lhe: “Eis que tu mesmo ficaste velho, mas os teus próprios filhos não têm andado nos teus caminhos. Agora, designa-nos deveras um rei para nos julgar, igual a todas as nações.”
6 Mas a coisa era má aos olhos de Samuel, visto que haviam dito: “Dá-nos deveras um rei para nos julgar”, e Samuel começou a orar a Jeová.
7 Jeová disse então a Samuel: “Escuta a voz do povo referente a tudo o que te dizem; pois, não é a ti que rejeitaram, mas é a mim que rejeitaram como rei sobre eles.
8 Conforme todos os seus feitos que praticaram desde o dia em que os fiz sair do Egito até o dia de hoje, continuamente me abandonando e servindo a outros deuses, assim estão também fazendo a ti.
9 E agora escuta a sua voz. Somente o seguinte: deves adverti-los solenemente e tens de informá-los da prerrogativa legítima do rei que reinará sobre eles.”
10 Portanto, Samuel disse todas as palavras de Jeová ao povo que lhe pedia um rei.
11 E passou a dizer: “A seguinte será a prerrogativa legítima do rei que reinará sobre vós: Tomará os vossos filhos e os porá como seus nos seus carros e entre os seus cavaleiros, e alguns terão de correr na frente dos seus carros;
12 e a fim de designar para si chefes*1 sobre mil e chefes sobre cinqüenta, e [alguns] para lavrarem por ele e para ceifarem a sua colheita, e para fazerem seus instrumentos de guerra e os petrechos de seus carros.
|
13 E tomará as vossas filhas para misturadoras de ungüento, e cozinheiras, e padeiras.
14 E os vossos campos, e os vossos vinhedos, e os vossos olivais, os melhores, ele tomará e realmente dará aos seus servos.
15 E tomará o décimo de vossos campos de sementeira e de vossos vinhedos, e ele certamente [os] dará aos seus oficiais da corte e aos seus servos.
16 E tomará os vossos servos e as vossas servas, e as vossas melhores manadas*1 e os vossos jumentos, e terá de usá-los para a sua obra.
|
17 E tomará o décimo de vossos rebanhos e vós mesmos vos tornareis seus como servos.
18 E naquele dia certamente clamareis por causa do vosso rei que escolhestes para vós, mas Jeová não vos responderá naquele dia.”
19 No entanto, o povo negou-se a escutar a voz de Samuel e disse: “Não, mas um rei virá a estar sobre nós.
20 E também nós teremos de tornar-nos iguais a todas as nações, e o nosso rei terá de julgar-nos, e terá de sair na nossa frente e travar as nossas batalhas.”
21 E Samuel deu ouvidos a todas as palavras do povo; falou-as então aos ouvidos de Jeová.
22 E Jeová passou a dizer a Samuel: “Escuta a sua voz, e tens de fazer um rei reinar para eles.” Por conseguinte, Samuel disse aos homens de Israel: “Ide cada um para a sua cidade.”