Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

1 Samuel

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

1 Samuel, 27

1 No entanto, Davi disse no seu coração: “Agora serei algum dia arrasado pela mão de Saul. Não há nada melhor para mim do que sem falta escapar para a terra dos filisteus; e Saul terá de desesperar-se de me procurar mais em todo o território de Israel, e eu hei de escapar da sua mão.”

2 Portanto, Davi levantou-se, e ele e seiscentos homens com ele passaram-se para Aquis, filho de Maoque, rei de Gate.

3 E Davi ficou morando com Aquis em Gate, ele e seus homens, cada um com os da sua casa, Davi e suas duas esposas, Ainoã, a jezreelita, e Abigail, esposa de Nabal, a carmelita.

4 Com o tempo comunicou-se a Saul que Davi havia fugido para Gate, e por isso não mais o procurou outra vez.

5 Davi disse então a Aquis: “Se eu, pois, tiver achado favor aos teus olhos, dê-se-me um lugar numa das cidades da zona rural, a fim de que eu more lá; pois, por que devia o teu servo morar contigo na cidade real?”

6 Por conseguinte, Aquis deu-lhe naquele dia Ziclague. É por isso que Ziclague veio a pertencer aos reis de Judá até o dia de hoje.

7 E o número dos dias que Davi morava na zona rural dos filisteus veio a ser um ano e quatro meses.

8 E Davi passou a subir com os seus homens para fazer incursões contra os gesuritas, e contra os girzitas, e contra os amalequitas; pois habitavam o país que [se estendia] desde Telão*1 até Sur, e para baixo até a terra do Egito.

  1. “Desde Telão (Telam)”, LXX12 mss.; hebr.: me·‛oh·lám, “desde há muito”. Veja 15:4; Jos 15:24.

9 E Davi golpeou o país, mas não preservou vivo nem homem nem mulher; e tomou rebanhos e manadas, e jumentos, e camelos, e roupas, retornando depois e chegando a Aquis.

10 Aquis disse então: “Onde fostes fazer hoje a incursão?” Ao que Davi disse: “No sul de Judá e no sul dos jerameelitas, e no sul dos queneus.”

11 Quanto a homem e mulher, Davi não preservava a ninguém vivo para trazê-los a Gate, dizendo: “Para que não nos denunciem, dizendo: ‘Assim fez Davi.’” (E assim procedia todos os dias em que morava na zona rural dos filisteus.)

12 Por conseguinte, Aquis acreditava em Davi, dizendo para si: “Indubitavelmente, ele se tornou mau cheiro entre o seu povo de Israel; e terá de tornar-se meu servo por tempo indefinido.”