Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

Provérbios

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Provérbios, 10

1 Provérbios de Salomão. Filho sábio é aquele que alegra o pai, e o filho estúpido é o pesar de sua mãe.

2 Os tesouros do iníquo de nada aproveitarão, mas é a justiça que livrará da morte.

3 Jeová não fará que a alma do justo passe fome, mas repelirá a avidez dos iníquos.

4 Quem trabalha com mão indolente será de poucos meios, mas a mão do diligente é a que enriquecerá a pessoa.

5 O filho que age com perspicácia recolhe durante o verão; o filho que age vergonhosamente está profundamente adormecido durante a colheita.

6 As bênçãos são para a cabeça do justo, mas quanto à boca dos iníquos, ela encobre a violência.*1

  1. Ou “violência cobrirá a própria boca dos iníquos”. Veja v. 11.

7 A recordação do justo está para ser abençoada, mas o próprio nome dos iníquos apodrecerá.

8 O sábio no coração aceitará mandamentos, mas o que é tolo com os seus lábios será pisoteado.

9 Quem anda em integridade andará em segurança, mas aquele que perverte os seus caminhos dar-se-á a conhecer.

10 Aquele que pisca o olho causará dor, e aquele que é tolo com os seus lábios será pisoteado.

11 A boca do justo é fonte*1 de vida; mas, quanto à boca dos iníquos, ela encobre a violência.

  1. Ou “manancial”. Hebr.: meqóhr.

12 O ódio é o que incita contendas, mas o amor encobre mesmo todas as transgressões.

13 Sobre os lábios do entendido acha-se sabedoria, mas a vara é para as costas do falto de coração.*1

  1. Ou “quem for falto de boa motivação”. Hebr.: hhasar-lév.

14 Os sábios são os que entesouram conhecimento, mas a boca do tolo está perto da própria ruína.

15 As coisas valiosas dum rico são a sua vila fortificada. A ruína dos de condição humilde é a sua pobreza.

16 A atividade do justo resulta em vida; o produto do iníquo resulta em pecado.

17 Quem se atém à disciplina é uma vereda para a vida,*1 mas aquele que abandona a repreensão faz que se vagueie.

  1. “Está na vereda para a vida”, pela alteração dos sinais vocálicos do M.

18 Onde há quem encobre o ódio há lábios de falsidade, e quem divulga um relato mau é estúpido.

19 Na abundância de palavras não falta transgressão, mas quem refreia seus lábios age com discrição.

20 A língua do justo é prata escolhida; o coração do iníquo pouco vale.

21 Os próprios lábios do justo estão apascentando*1 a muitos, mas os próprios tolos estão morrendo por serem faltos de coração.*2

  1. “Estão apascentando (pastoreando).” Hebr.: yir·‛ú.

  2. Ou “por serem faltos de boa motivação”. Hebr.: ba·hhasar-lév.

22 A bênção de Jeová — esta é o que enriquece, e ele não lhe acrescenta dor alguma.*1

  1. Ou “e [um esforço] dol[oroso] não lhe acrescenta nada”.

23 Para o estúpido, empenhar-se em conduta desenfreada*1 é como um divertimento, mas a sabedoria é para o homem*2 de discernimento.

  1. “Conduta desenfreada.” Hebr.: zim·máh. Veja Gál 5:19 n.: “desenfreada”.

  2. “Para o homem de.” Hebr.: le·’ísh.

24 O que amedronta ao iníquo — isto é o que chegará a ele; mas o desejo dos justos será concedido.

25 Como quando passou o tufão, assim não existe mais o iníquo; mas o justo é um alicerce por tempo indefinido.

26 Como o vinagre para os dentes e como a fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para os que o enviam.

27 O próprio temor de Jeová acrescentará dias, mas os próprios anos dos iníquos serão encurtados.

28 A expectativa dos justos é alegria, mas a própria esperança dos iníquos perecerá.

29 O caminho de Jeová é um baluarte para o inculpe, mas a ruína é para os que praticam o que é prejudicial.

30 Quanto ao justo, por tempo indefinido não será abalado; mas, quanto aos iníquos, não continuarão a residir na terra.

31 A boca do justo — ela produz fruto de sabedoria, mas a língua de perversidade será decepada.

32 Os lábios do justo — eles chegam a conhecer a boa vontade, mas a boca dos iníquos é perversidade.