Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
Êxodo
Êxodo, 4
1 No entanto, Moisés disse em resposta: “Mas, suponhamos que não me acreditem e não escutem a minha voz, pois irão dizer: ‘Jeová não te apareceu.’”
2 Jeová disse-lhe então: “Que é isso na tua mão?” ao que ele disse: “Um bastão.”
3 Disse-lhe, pois: “Lança-o na terra.” De modo que o lançou na terra e ele se tornou uma serpente; e Moisés começou a fugir dela.
4 Jeová disse então a Moisés: “Estende tua mão e segura-a pela cauda.” De modo que estendeu sua mão e a segurou, e ela se tornou um bastão na palma da sua mão.
5 “A fim de que”, conforme disse, “eles acreditem que te apareceu Jeová, o Deus de seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”.
6 Jeová disse-lhe então mais uma vez: “Por favor, mete tua mão na dobra superior da tua roupa.” De modo que meteu sua mão na dobra superior da sua roupa. Quando a retirou, ora, eis que sua mão estava atacada de lepra semelhante à neve!
7 Depois disse: “Retorna tua mão à dobra superior da tua roupa.” De modo que retornou sua mão à dobra superior da sua roupa. Quando a retirou da dobra superior da sua roupa, ora, eis que se restabelecera igual ao resto da sua carne!
8 “E tem de dar-se que”, conforme disse, “se não te acreditarem e não escutarem a voz do primeiro sinal, então certamente acreditarão na voz do sinal posterior.
9 Contudo, tem de dar-se que, se não acreditarem nem mesmo nestes dois sinais e não escutarem a tua voz, então terás de tomar água do rio Nilo e derramá-la na terra seca; e a água que tomarás do rio Nilo certamente se tornará, sim, deveras se tornará sangue em terra seca.”
10 Moisés disse então a Jeová: “Perdão, Jeová,*1 mas eu não sou orador fluente, nem desde ontem, nem desde antes, nem desde que falaste a teu servo, pois sou vagaroso de boca e vagaroso de língua.”
|
11 A isso Jeová lhe disse: “Quem designou a boca ao homem ou quem designa o mudo, ou o surdo, ou o de vista clara, ou o cego? Não sou eu, Jeová?
12 Agora, pois, vai, e eu mesmo mostrarei estar com a tua boca e hei de ensinar-te o que deves dizer.”
13 Mas ele disse: “Perdão, Jeová,*1 mas, por favor, envia pela mão daquele a quem hás de enviar.”
|
14 Acendeu-se então a ira de Jeová contra Moisés e ele disse: “Não é Arão, o levita, teu irmão? Sei deveras que ele pode realmente falar. E além disso, eis que está saindo ao teu encontro. Ao ver-te, certamente se alegrará no seu coração.
15 E tens de falar-lhe e pôr-lhe as palavras na boca; e eu mesmo mostrarei estar com a tua boca e com a sua boca, e hei de ensinar-vos o que deveis fazer.
16 E ele tem de falar por ti ao povo; e tem de dar-se que ele te servirá de boca e tu lhe servirás de Deus.*1
|
17 E tomarás este bastão na tua mão, para realizar com ele os sinais.”
18 Concordemente, Moisés foi e voltou a Jetro,*1 seu sogro, e disse-lhe: “Por favor, quero ir e voltar aos meus irmãos que estão no Egito, para ver se ainda vivem.” Portanto, Jetro disse a Moisés: “Vai em paz.”
|
19 Depois, Jeová disse a Moisés em Midiã: “Vai, volta ao Egito, porque todos os homens que estavam à caça da tua alma*1 estão mortos.”
|
20 Moisés tomou então sua esposa e seus filhos, e os fez montar num jumento, e passou a voltar à terra do Egito. Além disso, Moisés tomou na sua mão o bastão do [verdadeiro] Deus.
21 E Jeová prosseguiu, dizendo a Moisés: “Depois de teres ido e voltado ao Egito, vê que realmente realizes diante de Faraó todos os milagres que pus na tua mão. Quanto a mim, deixarei o coração dele ficar obstinado;*1 e ele não mandará o povo embora.
|
22 E tens de dizer a Faraó: ‘Assim disse Jeová: “Israel é meu filho, meu primogênito.
23 E eu te digo: Manda embora meu filho, para que me sirva.*1 Mas, caso te negues a mandá-lo embora, eis que mato teu filho, teu primogênito.”’”
|
24 Ora, sucedeu na estrada, na pousada, que Jeová*1 foi encontrá-lo e procurava um modo de entregá-lo à morte.
|
25 Por fim, Zípora tomou uma pederneira e cortou o prepúcio de seu filho, e fez que tocasse nos pés dele e disse:*1 “É porque és para mim um noivo de sangue.”*2
|
26 Por conseguinte, ele o largou. Naquele tempo ela disse: “Noivo de sangue”, por causa da circuncisão.*1
|
27 Jeová disse então a Arão: “Vai ao encontro de Moisés no ermo.” Com isso ele foi e o encontrou no monte do [verdadeiro] Deus, e beijou-o.
28 E Moisés passou a contar a Arão todas as palavras de Jeová, que o enviara, e todos os sinais que lhe ordenara [fazer].*1
|
29 Depois, Moisés e Arão foram e ajuntaram todos os anciãos dos filhos de Israel.
30 Arão falou então todas as palavras que Jeová falara a Moisés, e realizou os sinais sob o olhar do povo.
31 Em vista disso, o povo creu. Quando ouviram que Jeová voltara sua atenção para os filhos de Israel e que vira sua tribulação, inclinaram-se e prostraram-se.