Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

Êxodo

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

Êxodo, 7

1 Por conseguinte, Jeová disse a Moisés: “Vê, eu te fiz Deus*1 para Faraó, e Arão, teu próprio irmão, se tornará teu profeta.

  1. “Deus.” Hebr.: ’elo·hím; gr.: the·ón; lat.: Dé·um.

2 Tu — tu falarás tudo o que eu te ordenar; e Arão, teu irmão, é quem falará a Faraó, e este tem de mandar os filhos de Israel para fora do seu país.

3 Quanto a mim, deixarei o coração de Faraó ficar obstinado,*1 e certamente multiplicarei os meus sinais e os meus milagres na terra do Egito.

  1. Ou “farei o coração de Faraó ficar obstinado (duro)”.

4 E Faraó não vos escutará; e terei de pôr minha mão sobre o Egito e fazer sair os meus exércitos, meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes julgamentos.

5 E os egípcios hão de saber que eu sou Jeová quando eu estender a mão contra o Egito, e deveras farei os filhos de Israel sair do seu meio.”

6 E Moisés e Arão foram fazer conforme Jeová lhes ordenara. Fizeram exatamente assim.

7 E Moisés tinha oitenta anos de idade e Arão tinha oitenta e três anos de idade quando falaram a Faraó.

8 Jeová disse então a Moisés e a Arão:

9 “Caso Faraó vos fale, dizendo: ‘Produzi um milagre da vossa parte’, então tens de dizer a Arão: ‘Toma teu bastão e lança-o diante de Faraó.’ Ele se tornará*1 uma cobra grande.”

  1. “E se tornará”, SamLXXSyVg.

10 De modo que Moisés e Arão entraram até Faraó e fizeram assim como Jeová mandara. Portanto, Arão lançou seu bastão diante de Faraó e dos seus servos, e ele se tornou uma cobra grande.

11 No entanto, Faraó convocou também os sábios e os feiticeiros; e os próprios sacerdotes-magos do Egito passaram também a fazer a mesma coisa com as suas artes mágicas.

12 De modo que cada um deles lançou seu bastão no chão, e eles se tornaram cobras grandes; mas o bastão de Arão engoliu os bastões deles.

13 Ainda assim, o coração de Faraó ficou obstinado e ele não os escutou, assim como Jeová havia falado.

14 Jeová disse então a Moisés: “O coração de Faraó é insensível.*1 Negou-se a mandar o povo embora.

  1. Lit.: “pesado”.

15 Vai ter com Faraó pela manhã. Eis que ele está saindo à água! E tens de colocar-te em posição para te encontrares com ele à beira do rio Nilo, e deves tomar na tua mão o bastão que se transformou numa serpente.

16 E tens de dizer-lhe: ‘Jeová, o Deus dos hebreus, enviou-me a ti, dizendo: “Manda embora meu povo, para que me sirvam*1 no ermo”, mas eis que não obedeceste até agora.

  1. Veja 3:12 n.

17 Assim disse Jeová: “Por meio disso saberás que eu sou Jeová. Eis que com o bastão que está na minha mão estou golpeando a água que há no rio Nilo e ela se há de transformar em sangue.

18 E morrerão os peixes que há no rio Nilo e o rio Nilo ficará realmente cheirando mal, e os egípcios terão simplesmente nojo de beber água do rio Nilo.”’”

19 A seguir, Jeová disse a Moisés: “Dize a Arão: ‘Toma teu bastão e estende tua mão sobre as águas do Egito, sobre os seus rios, sobre os seus canais do Nilo e sobre os seus banhados de juncos, e sobre todas as suas águas represadas,*1 para que se tornem sangue.’ E há de haver sangue em toda a terra do Egito, e nos vasos de madeira, e nos vasos de pedra.”

  1. Lit.: “toda a massa ajuntada de suas águas”.

20 Moisés e Arão fizeram isso imediatamente, como Jeová lhes mandara, e ele ergueu o bastão e golpeou a água que havia no rio Nilo sob o olhar de Faraó e dos seus servos, e toda a água que havia no rio Nilo transformou-se em sangue.

21 E morreram os peixes que havia no rio Nilo e o rio Nilo começou a cheirar mal; e os egípcios não podiam beber água do rio Nilo; e veio a haver sangue em toda a terra do Egito.

22 Não obstante, os sacerdotes-magos do Egito passaram a fazer a mesma coisa com as suas artes secretas; de modo que o coração de Faraó continuou obstinado e ele não os escutou, assim como Jeová havia falado.

23 Faraó virou-se, por isso, e entrou na sua casa, e não pôs o seu coração em dar qualquer consideração a isso.

24 E todos os egípcios foram cavar ao redor do rio Nilo por água para beber, porque não podiam beber a água do rio Nilo.

25 E completaram-se sete dias depois de Jeová ter golpeado o rio Nilo.