Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

Êxodo

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

Êxodo, 38

1 E ele foi fazer o altar da oferta queimada de madeira de acácia. Cinco côvados era seu comprimento e cinco côvados sua largura, sendo quadrado, e três côvados era sua altura.

2 Fez então seus chifres nos seus quatro cantos. Seus chifres procediam dele. A seguir o revestiu de cobre.

3 Depois fez todos os utensílios do altar, os recipientes, e as pás, e as tigelas, os garfos e os porta-lumes. Todos os seus utensílios fez de cobre.

4 Fez além disso uma grelha para o altar, uma grade de cobre, abaixo da sua borda, embaixo, pelo seu meio.

5 Fundiu então quatro argolas, nas quatro extremidades, perto da grelha de cobre, como suportes para os varais.

6 Depois fez varais de madeira de acácia e os recobriu de cobre.

7 Então pôs os varais nas argolas nos lados do altar para que fosse carregado com eles. Fê-lo uma caixa oca de pranchas.

8 Fez então uma bacia*1 de cobre e seu suporte de cobre, usando os espelhos*2 das serventes que prestavam serviço organizado*3 à entrada da tenda de reunião.

  1. Ou “lavatório”.

  2. Espelhos de metal, altamente polidos para dar reflexo.

  3. Lit.: “das serventes que serviam”. Aqui, os dois verbos hebr. têm a mesma raiz, tsa·vá’, como no caso de serviço militar, sugerindo um serviço organizado em grupos, para estas mulheres.

9 E passou a fazer o pátio. Para o lado do Negebe, o meridional, os cortinados do pátio eram de linho fino retorcido, de cem côvados.

10 Suas vinte colunas e seus vinte pedestais de encaixe eram de cobre. Os pinos das colunas e suas ligações*1 eram de prata.

  1. Ou “argolas; anéis; faixas; fitas”, para ligações.

11 Também para o lado setentrional havia cem côvados. Suas vinte colunas e seus vinte pedestais de encaixe eram de cobre. Os pinos das colunas e suas ligações eram de prata.

12 Mas para o lado ocidental os cortinados eram de cinqüenta côvados. Suas colunas eram dez e seus pedestais de encaixe eram dez. Os pinos das colunas e suas ligações eram de prata.

13 E para o lado do leste, para o nascente, havia cinqüenta côvados.

14 Os cortinados eram de quinze côvados para uma ala.*1 Suas colunas eram três e seus pedestais de encaixe eram três.

  1. Lit.: “ombro”.

15 E para a outra ala, tanto deste como daquele lado do portão do pátio, os cortinados eram de quinze côvados. Suas colunas eram três e seus pedestais de encaixe eram três.

16 Todos os cortinados do pátio ao redor eram de linho fino retorcido.

17 E os pedestais de encaixe para as colunas eram de cobre. Os pinos das colunas e suas ligaduras eram de prata e o revestimento dos seus topos era de prata, e havia ligações de prata para todas as colunas do pátio.

18 E o reposteiro do portão do pátio era trabalho de tecelão, de linha azul, e de lã tingida de roxo, e de fibras carmíneas, e de linho fino retorcido, e seu comprimento era de vinte côvados e a altura em toda a sua extensão era de cinco côvados, igual à dos cortinados do pátio.

19 E suas quatro colunas e seus quatro pedestais de encaixe eram de cobre. Seus pinos eram de prata, e o revestimento das suas cabeças e suas ligações eram de prata.

20 E todas as estacas de tenda para o tabernáculo e para o pátio ao redor eram de cobre.

21 As seguintes são as coisas inventariadas do tabernáculo, o tabernáculo do Testemunho, que foi inventariado às ordens de Moisés, como serviço dos levitas sob a direção de Itamar, filho de Arão, o sacerdote.

22 E Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, fez tudo o que Jeová ordenara a Moisés.

23 E com ele estava Ooliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, artífice e bordador, e tecelão em linha azul e em lã tingida de roxo, e em fibras carmíneas, e em linho fino.

24 Todo o ouro*1 usado para a obra em toda a obra do lugar santo veio a ser do montante do ouro da oferta movida: vinte e nove talentos e setecentos e trinta siclos, segundo o siclo do lugar santo.

  1. Só o ouro usado para o tabernáculo valeria uns US$ 11.269.000, calculando-se o valor de 1 grama de ouro a US$ 11,25. Veja 1Cr 29:7 n.: “talentos”.

25 E a prata dos registrados da assembléia era de cem talentos e mil setecentos e setenta e cinco siclos, segundo o siclo do lugar santo.

26 O meio siclo*1 para cada um*2 era a metade de um siclo, segundo o siclo do lugar santo, para cada homem que passava para os registrados de vinte anos de idade e para cima, somando seiscentos e três mil quinhentos e cinqüenta.

  1. Lit.: “O beca”, de prata. LXX: “uma dracma”.

  2. Lit.: “crânio”. A cabeça contada para o imposto do censo.

27 E cem talentos de prata foram empregados na fundição dos pedestais de encaixe do lugar santo e dos pedestais de encaixe da cortina. Cem pedestais de encaixe eram iguais a cem talentos, um talento por pedestal de encaixe.

28 E dos mil setecentos e setenta e cinco siclos*1 ele fez pinos para as colunas e recobriu seus topos e as ligou entre si.

  1. “Siclos”, LXX.

29 E o cobre da oferta movida era de setenta talentos e dois mil e quatrocentos siclos.

30 E com este ele passou a fazer os pedestais de encaixe da entrada da tenda de reunião, e o altar de cobre, e a grelha de cobre que pertencia a ele, e todos os utensílios do altar,

31 e os pedestais de encaixe do pátio ao redor, e os pedestais de encaixe do portão do pátio, e todas as estacas de tenda do tabernáculo, e todas as estacas de tenda do pátio ao redor.