Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
Êxodo
Êxodo, 19
1 No terceiro mês após a saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia, chegaram ao ermo de Sinai.
2 E passaram a partir de Refidim e a chegar ao ermo de Sinai, e foram acampar-se no ermo; e Israel se acampou ali diante do monte.
3 E Moisés subiu até o [verdadeiro] Deus e Jeová começou a chamá-lo*1 desde o monte, dizendo: “Isto é o que deves dizer à casa de Jacó e comunicar aos filhos de Israel:
|
4 ‘Vós mesmos vistes o que fiz aos egípcios, para vos carregar sobre asas de águias e vos trazer a mim.
5 E agora, se obedecerdes*1 estritamente à minha voz e deveras guardardes meu pacto, então vos haveis de tornar*2 minha propriedade especial dentre todos os [outros] povos, pois minha é toda a terra.
|
6 E vós mesmos vos tornareis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa.’ Estas são as palavras que deves dizer aos filhos de Israel.”
7 Moisés chegou então e chamou os anciãos do povo, e apresentou-lhes todas estas palavras que Jeová lhe ordenara.
8 Após isso, todo o povo respondeu unanimemente e disse: “Tudo o que Jeová falou estamos dispostos a fazer.” Moisés retornou imediatamente a Jeová com as palavras do povo.
9 Então Jeová disse a Moisés: “Eis que chego a ti numa nuvem escura, a fim de que o povo ouça quando eu falar contigo, e para que também tenham fé em ti, por tempo indefinido.” Moisés relatou então a Jeová as palavras do povo.
10 E Jeová prosseguiu, dizendo a Moisés: “Vai ao povo, e tens de santificá-los hoje e amanhã, e eles terão de lavar as suas capas.
11 E terão de mostrar-se prontos para o terceiro dia, porque no terceiro dia Jeová descerá sobre o monte Sinai diante dos olhos de todo o povo.
12 E terás de pôr termos ao redor para o povo, dizendo: ‘Guardai-vos de subir ao monte, e não toqueis na extremidade dele. Todo aquele que tocar no monte será positivamente morto.
13 Nenhuma mão deve tocar nele, porque ele será positivamente apedrejado ou será positivamente traspassado [por flechas]. Quer animal quer homem, não viverá.’ Ao toque da buzina de carneiro*1 poderão eles mesmos chegar ao monte.”
|
14 Moisés desceu então do monte até o povo e pôs-se a santificar o povo; e empenharam-se em lavar as suas capas.
15 Concordemente, ele disse ao povo: “Aprontai-vos durante os três dias. Vós, homens, não vos aproximeis de mulher.”
16 E no terceiro dia, quando amanheceu, sucedeu que começou a haver trovões e relâmpagos, e uma pesada nuvem sobre o monte e um som muito forte de buzina, de modo que todo o povo no acampamento começou a tremer.
17 Moisés levou então o povo para fora do acampamento ao encontro do [verdadeiro] Deus, e foram postar-se ao sopé do monte.
18 E todo o monte Sinai fumegava devido ao fato de Jeová ter descido sobre ele em fogo; e sua fumaça ascendia como a fumaça dum forno de calcinação e todo o monte tremia muitíssimo.
19 Quando o som da buzina ficou cada vez mais alto, Moisés começou a falar e o [verdadeiro] Deus começou a responder-lhe com uma voz.
20 Assim, Jeová desceu sobre o monte Sinai, ao cume do monte. Jeová chamou então Moisés ao cume do monte, e Moisés pôs-se a subir.
21 Jeová disse então a Moisés: “Desce, adverte o povo para que não tentem abrir caminho até Jeová, para olhar, e muitos deles tenham de cair.
22 E santifiquem-se também os sacerdotes que regularmente se aproximam de Jeová, para que Jeová não irrompa sobre eles.”
23 Em vista disso, Moisés disse a Jeová: “O povo não pode subir ao monte Sinai, porque tu mesmo já nos advertiste, dizendo: ‘Põe termos ao monte e torna-o sagrado.’”*1
|
24 No entanto, Jeová lhe disse: “Vai, desce, e tens de subir, tu e Arão contigo; mas não deixes os sacerdotes e o povo abrir caminho para subirem até Jeová, para que ele não irrompa sobre eles.”
25 Portanto, Moisés desceu até o povo e disse-lhes [isso].