Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

Êxodo

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

Êxodo, 14

1 Jeová*1 falou então a Moisés, dizendo:

  1. Hebr.: Yeho·wáh. Veja Ap. 1A.

2 “Fala aos filhos de Israel que voltem e se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, à vista de Baal-Zefom. Deveis acampar-vos defronte dele, junto ao mar.

3 Faraó certamente dirá então com respeito aos filhos de Israel: ‘Estão vagueando em confusão pelo país. O ermo os encerrou.’

4 Assim, hei de deixar o coração de Faraó ficar obstinado e ele certamente irá no encalço deles, e eu obterei glória para mim por meio de Faraó e todas as suas forças militares; e os egípcios saberão certamente que eu sou Jeová.” Concordemente, fizeram exatamente assim.

5 Mais tarde foi comunicado ao rei do Egito que o povo tinha fugido. O coração de Faraó, bem como dos seus servos, mudou imediatamente para com o povo, de modo que disseram: “Que é que fizemos, despedindo Israel de trabalhar como escravos para nós?”

6 De modo que passou a aprontar seus carros de guerra e tomou consigo seu povo.

7 E passou a tomar seiscentos carros seletos e todos os outros carros do Egito, e guerreiros*1 em cada um deles.

  1. “E guerreiros.” Lit.: “e terceiros homens”. Hebr.: wesha·li·shím; gr.: tri·stá·tas. Embora os monumentos egípcios usualmente não o mostrem, num carro de guerra andavam três homens, um deles dirigindo os cavalos, enquanto os outros dois lutavam de cima do carro; também baixos-relevos assírios mostram um terceiro homem como portando armas ou um guarda-sol.

8 Assim Jeová*1 deixou ficar obstinado o coração de Faraó, rei do Egito, e este foi no encalço dos filhos de Israel, enquanto os filhos de Israel saíam de mão erguida.

  1. Hebr.: Yeho·wáh. Veja Ap. 1A.

9 E os egípcios foram no encalço deles, e todos os cavalos dos carros de Faraó, e os seus cavalarianos, e suas forças militares os alcançaram enquanto estavam acampados junto ao mar, junto a Pi-Hairote, à vista de Baal-Zefom.

10 Quando Faraó chegou perto, os filhos de Israel começaram a levantar os olhos e eis que os egípcios vinham marchando atrás deles; e os filhos de Israel ficaram muito amedrontados e começaram a clamar a Jeová.

11 E passaram a dizer a Moisés: “É porque não há nenhumas sepulturas no Egito que nos trouxeste para cá, para morrermos no ermo? Que é que nos fizeste, conduzindo-nos para fora do Egito?

12 Não foi esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: ‘Deixa-nos, para servirmos os egípcios’? Pois é melhor servirmos os egípcios do que morrermos no ermo.”

13 Moisés disse então ao povo: “Não tenhais medo. Mantende-vos firmes e vede a salvação da parte de Jeová, que ele realizará hoje para vós. Pois os egípcios que hoje deveras vedes, nunca mais vereis, não, nunca mais.

14 O próprio Jeová lutará por vós e vós mesmos ficareis calados.”

15 Jeová disse então a Moisés: “Por que persistes em clamar a mim? Fala aos filhos de Israel para que levantem acampamento.

16 Quanto a ti, ergue teu bastão e estende tua mão sobre o mar e parte-o, para que os filhos de Israel possam passar pelo meio do mar em terra seca.

17 Quanto a mim, eis que deixo os corações dos egípcios ficar obstinados para que entrem atrás deles e a fim de que eu obtenha glória para mim por meio de Faraó e todas as suas forças militares, seus carros de guerra e seus cavalarianos.

18 E os egípcios hão de saber que eu sou Jeová, quando eu obtiver glória para mim por meio de Faraó, seus carros de guerra e seus cavalarianos.”

19 Então o anjo do [verdadeiro] Deus, que ia na frente do acampamento de Israel, afastou-se e foi para a sua retaguarda, e a coluna de nuvem afastou-se da sua vanguarda e pôs-se na retaguarda deles.

20 Assim veio a estar entre o acampamento dos egípcios e o acampamento de Israel. Dum lado mostrou-se uma nuvem com escuridão. Do outro lado iluminava a noite. E este grupo não chegava perto daquele grupo durante toda a noite.

21 Moisés estendeu então a mão sobre o mar; e Jeová começou a fazer o mar retroceder por meio dum forte vento oriental, durante toda a noite, e a converter o leito do mar em solo seco, e as águas foram partidas.

22 Por fim, os filhos de Israel passaram pelo meio do mar em terra seca, enquanto as águas eram para eles como muralha à sua direita e à sua esquerda.

23 E os egípcios foram no encalço deles, e todos os cavalos de Faraó, seus carros de guerra e seus cavalarianos começaram a entrar atrás deles no meio do mar.

24 E sucedeu, durante a vigília da madrugada,*1 que Jeová começou a olhar para o acampamento dos egípcios, desde a coluna de fogo e de nuvem, e passou a lançar o acampamento dos egípcios em confusão.

  1. A terceira e última vigília segundo os hebreus, aproximadamente das 2 às 6 horas da manhã.

25 E ele desprendia as rodas dos seus carros, de modo que os dirigiam com dificuldade; e os egípcios começaram a dizer: “Fujamos de qualquer contato com Israel, porque Jeová certamente está lutando por eles contra os egípcios.”

26 Finalmente, Jeová disse a Moisés: “Estende tua mão sobre o mar, para que as águas voltem sobre os egípcios, sobre seus carros de guerra e seus cavalarianos.”

27 Moisés estendeu imediatamente a mão sobre o mar, e, ao amanhecer, o mar começou a voltar ao seu estado normal. Nesse ínterim, os egípcios fugiam do seu encontro com ele, mas Jeová desembaraçou-se dos egípcios no meio do mar.

28 E as águas voltavam. Por fim cobriam os carros de guerra e os cavalarianos, pertencentes a todas as forças militares de Faraó e que haviam entrado no mar atrás deles. Nem mesmo um só deles se deixou sobrar.

29 Quanto aos filhos de Israel, andaram em terra seca no meio do leito do mar, e as águas foram para eles como muralha à sua direita e à sua esquerda.

30 Assim, naquele dia, Jeová salvou Israel da mão dos egípcios e Israel chegou a ver os egípcios mortos à beira do mar.

31 Israel chegou também a ver a grande mão que Jeová pôs em ação contra os egípcios; e o povo começou a temer a Jeová e a ter fé em Jeová e em Moisés, seu servo.