Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
Gênesis
Gênesis, 15
1 Depois destas coisas veio a palavra de Jeová a Abrão, numa visão, dizendo: “Não temas, Abrão. Eu sou para ti escudo. Tua recompensa será muito grande.”*1
|
2 Abrão disse a isso: “Soberano Senhor Jeová,*1 o que me darás, visto que me vou sem filhos e quem possuirá a minha casa é um homem de Damasco, Eliézer?”
|
3 E Abrão acrescentou: “Eis que não me tens dado descendente, e eis que um filho dos da minha casa me sucederá como herdeiro.”
4 Mas, eis que a palavra de Jeová para ele foi nestas palavras: “Este homem não te sucederá como herdeiro, mas alguém que virá das tuas próprias entranhas*1 te sucederá como herdeiro.”
|
5 Ele o levou então para fora e disse: “Olha para os céus, por favor, e conta as estrelas, se as puderes contar.” E prosseguiu, dizendo-lhe: “Assim se tornará o teu descendente.”
6 E ele depositou fé*1 em Jeová; e este passou a imputar-lhe isso como justiça.
|
7 Acrescentou-lhe então: “Eu sou Jeová, que te fiz sair de Ur dos Caldeus para dar-te esta terra, a fim de tomares posse dela.”
8 A isto ele disse: “Soberano Senhor Jeová,*1 por meio de que saberei que tomarei posse dela?”
|
9 Ele lhe disse, por sua vez: “Toma para mim*1 uma novilha de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos, e uma rola e um pombinho.”
|
10 De modo que tomou todos estes e os cortou pelo meio, e pôs cada parte deles para corresponder à outra, mas as aves não cortou em pedaços.
11 E as aves de rapina começavam a descer sobre os cadáveres, mas Abrão as enxotava.
12 Depois de algum tempo, o sol estava para pôr-se, e caiu um sono profundo sobre Abrão, e eis que caía sobre ele uma grande e aterradora escuridão.*1
|
13 E ele começou a dizer a Abrão: “Sabe com certeza que o teu descendente se tornará residente forasteiro numa terra que não é sua; e eles terão de servir-lhes, e estes certamente os atribularão por quatrocentos anos.
14 Mas eu estou julgando a nação à qual servirão, e depois sairão com muitos bens.
15 Quanto a ti, irás em paz para os teus antepassados; serás enterrado numa boa velhice.
16 Na quarta geração, porém, voltarão para cá, porque ainda não se completou o erro dos amorreus.”
17 O sol se punha então e houve uma profunda escuridão, e eis uma fornalha fumegante e uma tocha acesa que passava entre esses pedaços.
18 Naquele dia Jeová concluiu*1 um pacto com Abrão, dizendo: “À tua descendência hei de dar esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio, o rio Eufrates:
|
19 os queneus, e os quenizeus, e os cadmoneus,
20 e os hititas, e os perizeus, e os refains,
21 e os amorreus, e os cananeus, e os girgaseus, e os jebuseus.”