Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

Gênesis

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

Gênesis, 46

1 Concordemente, Israel e todos os que estavam com ele partiram e chegaram a Berseba, e ele passou a oferecer sacrifícios ao Deus de seu pai Isaque.

2 Deus falou então a Israel em visões noturnas e disse: “Jacó, Jacó!” ao que ele disse: “Eis-me aqui!”

3 E ele prosseguiu, dizendo: “Eu sou o [verdadeiro] Deus, o Deus de teu pai.*1 Não tenhas medo de descer ao Egito, pois farei de ti uma grande nação.

  1. Ou: “Eu, o [verdadeiro] Deus, sou o Deus de teu pai.”

4 Eu mesmo descerei contigo ao Egito e eu mesmo seguramente te farei também subir de lá; e José deitará a mão sobre os teus olhos.”*1

  1. Isto é, para fechá-los após a morte de Jacó.

5 Depois disso, Jacó se levantou de Berseba, e os filhos de Israel continuaram a transportar Jacó, seu pai, e seus pequeninos, e suas esposas, nas carroças que Faraó enviara para transportá-los.

6 Além disso, tomaram consigo suas manadas e seus bens que tinham acumulado na terra de Canaã. Por fim entraram no Egito, Jacó e toda a sua descendência com ele.

7 Trouxe consigo seus filhos e os filhos de seus filhos, suas filhas e as filhas de seus filhos, sim, toda a sua descendência [ele trouxe] consigo ao Egito.

8 Ora, estes são os nomes dos filhos de Israel que vieram ao Egito: Jacó e seus filhos: O primogênito de Jacó foi Rubem.

9 E os filhos de Rubem foram Anoque, e Palu, e Esrom, e Carmi.

10 E os filhos de Simeão foram Jemuel, e Jamim, e Oade, e Jaquim, e Zoar, e Saul, filho duma mulher cananéia.

11 E os filhos de Levi foram Gérson, Coate e Merari.

12 E os filhos de Judá foram Er, e Onã, e Selá, e Peres, e Zerá. No entanto, Er e Onã morreram na terra de Canaã. E os filhos de Peres vieram a ser Esrom e Hamul.

13 E os filhos de Issacar foram Tola, e Puva, e Ió, e Sinrom.

14 E os filhos de Zebulão foram Serede, e Elom, e Jaleel.

15 Estes foram os filhos de Léia, que ela deu à luz a Jacó, em Padã-Arã, junto com sua filha Diná. Todas as almas dos seus filhos e das suas filhas foram trinta e três.

16 E os filhos de Gade foram Zifiom, e Hagi, Suni e Esbom, Eri e Arodi, e Areli.

17 E os filhos de Aser foram Imná, e Isvá, e Isvi, e Berias; e havia Sera, sua irmã. E os filhos de Berias foram Héber e Malquiel.

18 Estes foram os filhos de Zilpa, que Labão deu à sua filha Léia. Com o tempo, ela deu à luz a Jacó os seguintes: dezesseis almas.

19 Os filhos de Raquel, esposa de Jacó, foram José e Benjamim.

20 E a José nasceram, na terra do Egito, Manassés e Efraim,*1 que lhe deu à luz Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om.

  1. Após “Efraim”, LXX acrescenta mais cinco nomes, rezando: “Mas nasceram filhos a Manassés, que lhe deu à luz sua concubina síria, a saber: Maquir. E Maquir tornou-se pai de Galaade. Mas os filhos de Efraim, irmão de Manassés, foram Sutalaam e Taam. E os filhos de Sutalaam foram Edem.” Isto talvez explique por que LXX, em Gên 46:27 e Êx 1:5, e Estêvão, em At 7:14, contam 75 almas, em vez de 70.

21 E os filhos de Benjamim foram Bela, e Bequer, e Asbel, e Gera e Naamã, Eí e Rôs, Mupim e Hupim, e Arde.

22 Estes foram os filhos de Raquel, que nasceram a Jacó. Todas as almas foram quatorze.

23 E os filhos de Dã: Husim.

24 E os filhos de Naftali foram Jazeel, e Guni, e Jézer, e Silém.

25 Estes foram os filhos de Bila, que Labão deu à sua filha Raquel. Com o tempo, ela deu à luz estes a Jacó; todas as almas foram sete.

26 Todas as almas que vieram a Jacó ao Egito foram os que procederam da parte superior de sua coxa, além das esposas dos filhos de Jacó. Todas as almas foram sessenta e seis.

27 E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, foram duas almas. Todas as almas da casa de Jacó, que vieram ao Egito, foram setenta.*1

  1. “Setenta”, MTSYVg; LXX: “setenta e cinco”.

28 E ele enviou Judá na sua frente a José, para mandar informação na sua frente*1 a Gósen. Depois entraram na terra de Gósen.*2

  1. “A José, para que lhe anunciasse”, Vg.

  2. “A José, para encontrá-lo em Heroópolis, na terra de Ramessés”, LXX.

29 José fez então aprontar seu carro e subiu ao encontro de Israel, seu pai, a Gósen. Ao se lhe apresentar, lançou-se-lhe imediatamente ao pescoço e verteu lágrimas ao seu pescoço, vez após vez.

30 Por fim, Israel disse a José: “Esta vez estou pronto para morrer, já que tenho visto a tua face, pois ainda vives.”

31 José disse então aos seus irmãos e aos da casa de seu pai: “Vou subir e informar Faraó, e vou dizer-lhe: ‘Meus irmãos e os da casa de meu pai, que estavam na terra de Canaã, vieram ter comigo.

32 E os homens são pastores, porque se tornaram criadores de gado; e trouxeram para cá seus rebanhos e suas manadas, e tudo o que têm.’

33 E tem de se dar que, quando Faraó vos chamar e realmente disser: ‘Qual é a vossa ocupação?’

34 tereis de dizer: ‘Teus servos têm continuado a ser criadores de gado desde a nossa mocidade até agora, tanto nós como os nossos antepassados’, a fim de que possais morar na terra de Gósen, porque todo pastor de ovelhas é algo detestável para o Egito.”