Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)

Ezequiel

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

Ezequiel, 30

1 E continuou a vir a haver para mim a palavra de Jeová, dizendo:

2 “Filho do homem, profetiza, e tens de dizer: ‘Assim disse o Soberano Senhor Jeová: “Uivai: ‘Ai do dia!’

3 porque está próximo o dia, sim, está próximo o dia pertencente a Jeová. Dia de nuvens, tempo fixado de nações mostrará ser.

4 E uma espada há de entrar no Egito e terá de vir a haver dores agudas na Etiópia,*1 quando se cair morto no Egito e realmente se lhe tirar a opulência e realmente se lhe derrubarem os alicerces.

  1. “Etiópia”, LXXVg; MTSy: “Cus”.

5 Etiópia, e Pute, e Lude, e toda a mistura de gente,*1 e Cube e os filhos da terra do pacto — com eles é que cairão pela própria espada.”’

  1. “Mistura de gente”, MLXX; Sy: “Arábia”.

6 “Assim disse Jeová: ‘Também os sustentadores do Egito terão de cair e o orgulho da sua força terá de vir abaixo.’ “‘Desde Migdol até Siene*1 cairão nela pela própria espada’, é a pronunciação do Soberano Senhor Jeová.

  1. Ou “Assuã”. Hebr.: Sewe·néh.

7 ‘Também terão de ser desolados no meio de terras desoladas, e suas próprias cidades virão a estar bem no meio de cidades devastadas.

8 E terão de saber que eu sou Jeová, quando eu acender um fogo no Egito e todos os seus ajudadores forem realmente quebrados.

9 Naquele dia sairão mensageiros de diante de mim nos navios,*1 a fim de fazer tremer a Etiópia confiante em si própria. E terá de vir a haver entre eles dores agudas no dia do Egito, pois, eis que terá de vir.’

  1. “Nos navios”, M; lat.: in tri·é·ri·bus, “nas trirremes”; LXXSy: “apressados”.

10 “Assim disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Vou também fazer cessar a massa de gente do Egito pela mão de Nabucodorosor, rei de Babilônia.

11 Ele e seu povo com ele, os tiranos das nações, estão sendo trazidos para arruinar a terra. E eles terão de desembainhar as suas espadas contra o Egito e encher a terra de mortos.

12 E eu vou fazer dos canais do Nilo solo seco e vou vender a terra na mão de homens maus, e vou fazer que a terra e sua plenitude sejam desoladas pela mão de estranhos. Eu, Jeová, é que falei.’

13 “Assim disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Vou também destruir os ídolos sórdidos e fazer cessar em Nofe*1 os deuses que nada valem, e não mais se mostrará haver maioral procedente da terra do Egito; e hei de pôr medo na terra do Egito.

  1. “Nofe”, M; LXXSyVg: “Mênfis”.

14 Vou desolar Patros e acender um fogo em Zoã e executar atos de julgamento em Nô.*1

  1. “Nô”, MSy; TVg: “Alexandria”.

15 E vou derramar meu furor sobre Sim,*1 o baluarte do Egito, e decepar a massa de gente de Nô.

  1. “Sim”, MTSy; Vg: “Pelúsio”.

16 E vou acender um fogo no Egito. Sim estará impreterivelmente em severas dores, e a própria Nô virá a ficar para ser capturada através de brechas; e no que se refere a Nofe — haverá adversários durante o dia!

17 Quanto aos jovens de Om*1 e Pi-Besete, cairão à espada, e as próprias [cidades] irão ao cativeiro.

  1. Lit.: “Aven”, M; LXXVg: “Heliópolis”.

18 E em Tafnes o dia realmente ficará escuro, quando eu quebrar as cangas do Egito. E realmente se fará cessar nela o orgulho da sua força. Quanto a ela, as próprias nuvens a cobrirão, e as suas próprias aldeias dependentes*1 irão ao cativeiro.

  1. Lit.: “suas . . . filhas”.

19 E eu vou executar atos de julgamento no Egito; e terão de saber que eu sou Jeová.’”

20 E aconteceu mais, naquele décimo primeiro ano, no primeiro [mês], no sétimo [dia] do mês, que veio a haver para mim a palavra de Jeová, dizendo:

21 “Filho do homem, hei de quebrar o braço de Faraó, rei do Egito, e eis que absolutamente não será pensado para que sare, pondo-se-lhe uma atadura para pensá-lo, a fim de que fique forte para agarrar a espada.”

22 “Portanto, assim disse o Soberano Senhor Jeová: ‘Eis que sou contra Faraó, rei do Egito, e vou quebrar-lhe os braços, o forte e o quebrado, e vou fazer a espada cair-lhe da mão.

23 E vou espalhar os egípcios entre as nações e dispersá-los entre as terras.

24 E vou fortalecer os braços do rei de Babilônia e dar a minha espada na sua mão, e vou quebrar os braços de Faraó, e, como alguém mortalmente ferido, certamente gemerá muitíssimo diante dele.

25 E vou fortalecer os braços do rei de Babilônia, e os próprios braços de Faraó cairão; e terão de saber que eu sou Jeová, quando eu der a minha espada na mão do rei de Babilônia e ele realmente a estender contra a terra do Egito.

26 E vou espalhar os egípcios entre as nações e dispersá-los entre as terras; e terão de saber que eu sou Jeová.’”