Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
Jeremias
Jeremias, 29
1 E estas são as palavras da carta que Jeremias, o profeta, enviou de Jerusalém ao resto dos anciãos do povo exilado, e aos sacerdotes, e aos profetas, e a todo o povo que Nabucodonosor levara ao exílio, de Jerusalém a Babilônia,
2 depois de Jeconias, o rei, e a senhora, e os oficiais da corte, os príncipes de Judá e de Jerusalém, e os artífices e os construtores de baluartes terem saído de Jerusalém.
3 Foi pela mão de Elasá, filho de Safã, e Gemarias, filho de Hilquias, que Zedequias, rei de Judá, enviou a Babilônia, a Nabucodonosor, rei de Babilônia, dizendo:
4 “Assim disse Jeová dos exércitos, o Deus de Israel, a todo o povo exilado que fiz ir ao exílio, de Jerusalém a Babilônia:
5 ‘Construí casas e habitai [nelas], e plantai jardins e comei dos seus frutos.
6 Tomai esposas e tornai-vos pais de filhos e de filhas; e tomai esposas para os vossos próprios filhos e dai as vossas próprias filhas a maridos, para que dêem à luz filhos e filhas; e tornai-vos ali muitos e não vos torneis poucos.
7 Também, buscai a paz da cidade à qual vos exilei e orai por ela a Jeová, porque na sua paz se mostrará haver paz para vós mesmos.
8 Pois assim disse Jeová dos exércitos, o Deus de Israel: “Não vos enganem os vossos profetas que estão no vosso meio, nem os vossos adivinhos, e não escuteis os seus*1 sonhos que estão*2 sonhando.
|
9 Pois ‘é em falsidade que vos profetizam em meu nome. Não os enviei’, é a pronunciação de Jeová.”’”
10 “Pois assim disse Jeová: ‘De acordo com o cumprimento de setenta anos em Babilônia, voltarei minha atenção para vós, e vou confirmar para convosco a minha boa palavra por trazer-vos de volta a este lugar.’
11 “‘Pois eu mesmo conheço bem os pensamentos que tenho a vosso respeito’, é a pronunciação de Jeová, ‘pensamentos de paz, e não de calamidade, para dar-vos um futuro e esperança.
12 E certamente me chamareis, e vireis, e orareis a mim, e eu vou escutar-vos.’
13 “‘E vós realmente me procurareis e [me] achareis, porque me buscareis de todo o vosso coração.
14 E eu vou deixar-me achar por vós’, é a pronunciação de Jeová. ‘E vou recolher vosso grupo de cativos e reunir-vos dentre todas as nações e dentre todos os lugares aos quais vos dispersei’, é a pronunciação de Jeová. ‘E vou trazer-vos de volta ao lugar do qual vos exilei.’
15 “Mas vós dissestes: ‘Jeová suscitou para nós profetas em Babilônia.’
16 “Pois assim disse Jeová ao rei que está sentado no trono de Davi e a todo o povo que mora nesta cidade, vossos irmãos que não saíram convosco ao exílio:
17 ‘Assim disse Jeová dos exércitos: “Eis que envio contra eles a espada, a fome e a pestilência, e vou fazê-los iguais a figos rebentados que não podem ser comidos de ruins [que são].”’
18 “‘E vou persegui-los com a espada, com a fome e com a pestilência, e vou dá-los para tremor a todos os reinos da terra, para maldição, e para assombro, e para [serem] objeto de assobio, e para vitupério entre todas as nações às quais certamente os dispersarei,
19 pelo fato de que não escutaram as minhas palavras’, é a pronunciação de Jeová, ‘que lhes enviei com os meus servos, os profetas, levantando-me cedo e enviando-os’. “‘Mas vós não escutastes’, é a pronunciação de Jeová.
20 “E quanto a vós, ouvi a palavra de Jeová, todos vós, povo exilado, que mandei embora de Jerusalém para Babilônia.
21 Assim disse Jeová dos exércitos, o Deus de Israel, a respeito de Acabe, filho de Colaías, e a Zedequias, filho de Maaséias, que vos profetizam falsidade em meu próprio nome: ‘Eis que os entrego na mão de Nabucodorosor, rei de Babilônia, e ele terá de golpeá-los perante os vossos olhos.
22 E certamente se tomará deles uma invocação do mal, por parte do grupo inteiro dos exilados de Judá, que está em Babilônia, dizendo: “Faça-te Jeová igual a Zedequias e igual a Acabe, que o rei de Babilônia assou no fogo!”,
23 visto que praticaram a insensatez em Israel, e continuam a cometer adultério com as esposas de seus companheiros e continuam a falar falsamente em meu próprio nome a palavra que não lhes ordenei. “‘“E eu sou Aquele que sabe e sou testemunha”, é a pronunciação de Jeová.’”
24 “E a Semaías*1 de Neelão dirás:
|
25 ‘Assim disse Jeová dos exércitos, o Deus de Israel: “Visto que tu mesmo enviaste em teu nome cartas a todo o povo que está em Jerusalém e a Sofonias, filho de Maaséias, o sacerdote, e a todos os sacerdotes, dizendo:
26 ‘O próprio Jeová te constituiu sacerdote em lugar de Jeoiada, o sacerdote, a fim de que te tornasses o grandioso superintendente*1 da casa de Jeová para com qualquer homem*2 enlouquecido e que se comporte como profeta, e tens de pô-lo no tronco e ao pelourinho;
|
27 agora, pois, por que não censuraste Jeremias de Anatote, que se comporta como profeta para vós?
28 Pois, por isso nos enviou [mensagem] a Babilônia, dizendo: “É*1 muito prolongado! Construí casas e habitai [nelas], e plantai jardins e comei dos seus frutos. —”’”’”
|
29 E Sofonias, o sacerdote, passou a ler esta carta aos ouvidos de Jeremias, o profeta.
30 Então veio a haver para Jeremias a palavra de Jeová, dizendo:
31 “Manda dizer a todo o povo exilado: ‘Assim disse Jeová a respeito de Semaías de Neelão: “Visto que Semaías profetizou para vós, mas eu mesmo não o enviei, e ele tentou fazer-vos confiar numa falsidade,
32 portanto, assim disse Jeová: ‘Eis que volto a minha atenção para Semaías de Neelão e para a sua descendência.’ “‘“‘Ele não virá a ter um homem morando no meio deste povo; e não olhará para o bem que faço para meu povo’, é a pronunciação de Jeová, ‘porque falou em franca revolta contra Jeová’.”’”