Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
Jeremias
Jeremias, 37
1 E o Rei Zedequias, filho de Josias, começou a reinar em lugar de Conias,*1 filho de Jeoiaquim, a quem Nabucodorosor, rei de Babilônia, fizera rei na terra de Judá.
|
2 E nem ele mesmo, nem os seus servos, nem o povo da terra*1 escutaram as palavras de Jeová, que ele falou por meio de Jeremias, o profeta.
|
3 E o Rei Zedequias passou a enviar Jeucal, filho de Selemias,*1 e Sofonias,*2 filho de Maaséias,*3 o sacerdote, a Jeremias, o profeta, dizendo: “Por favor, ora por nós a Jeová, nosso Deus.”
|
4 E Jeremias entrava e saía no meio do povo, visto que não o puseram na casa de detenção.
5 E havia uma força militar de Faraó saindo do Egito; e os caldeus que sitiavam Jerusalém chegaram a ouvir a notícia a respeito deles. Retiraram-se, pois, de Jerusalém.
6 Então veio a haver a palavra de Jeová para Jeremias, o profeta, dizendo:
7 “Assim disse Jeová, o Deus de Israel: ‘Isto é o que deveis dizer ao rei de Judá, aquele que vos enviou a mim para consultar-me: “Eis que a força militar de Faraó, que está saindo a vós com o fim de prestar auxílio, terá de voltar à sua terra, o Egito.
8 E os caldeus certamente retornarão e lutarão contra esta cidade, e a capturarão e a queimarão com fogo.”
9 Assim disse Jeová: “Não enganeis as vossas almas, dizendo: ‘Os caldeus, sem falta, se retirarão de nós’, porque não se retirarão.
10 Pois, se vós tivésseis golpeado toda a força militar dos caldeus que lutam contra vós e restassem entre eles [apenas] homens*1 traspassados, levantar-se-iam, cada um deles na sua tenda, e realmente queimariam esta cidade com fogo.”’”
|
11 E aconteceu que, quando a própria força militar dos caldeus se tinha retirado de Jerusalém, por causa da força militar de Faraó,
12 Jeremias começou a sair de Jerusalém para ir à terra de Benjamim e obter [seu] quinhão ali no meio do povo.
13 Sucedeu, pois, quando estava no Portão de Benjamim, que estava ali o oficial que tinha a supervisão, cujo nome era Irijá, filho de Selemias, filho de Hananias. Ele pegou imediatamente Jeremias, o profeta, dizendo: “É para os caldeus que te estás bandeando!”*1
|
14 Mas Jeremias disse: “É falso! Não me estou bandeando para os caldeus.” Mas ele não o escutou. Portanto, Irijá pegou Jeremias e o levou aos príncipes.
15 E os príncipes começaram a ficar indignados com Jeremias, e golpearam-no e puseram-no na casa dos grilhões, na casa de Jeonatã, o secretário, pois fora desta que fizeram a casa de detenção.
16 Quando Jeremias entrou na casa da cisterna e nos compartimentos abobadados, então Jeremias ficou morando ali por muitos dias.
17 E o Rei Zedequias passou a mandar trazê-lo, e o rei começou a fazer-lhe perguntas na sua casa, num esconderijo. E prosseguiu, dizendo: “Há alguma palavra da parte de Jeová?” A isto Jeremias disse: “Há!” E disse mais: “Serás entregue na mão do rei de Babilônia!”
18 Jeremias disse então ao Rei Zedequias: “De que modo pequei contra ti, e contra os teus servos, e contra este povo, que me pusestes na casa de detenção?
19 Onde é que estão os vossos profetas que vos profetizaram, dizendo: ‘O rei de Babilônia não virá contra vós e contra esta terra’?
20 E agora escuta, por favor, ó meu senhor, o rei. Por favor, lance-se diante de ti meu pedido de favor, e não me mandes de volta à casa de Jeonatã, o secretário, para que eu não morra ali.”
21 Por conseguinte, o Rei Zedequias deu ordens e eles puseram então Jeremias sob custódia no Pátio da Guarda; e ali se lhe deu diariamente um pão redondo da rua dos padeiros até que todo o pão se esgotou na cidade. E Jeremias continuou a morar no Pátio da Guarda.