Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
Isaías
Isaías, 11
1 E do toco*1 de Jessé terá de sair um renovo; e das suas raízes frutificará*2 um rebentão.*3
|
2 E sobre ele terá de pousar o espírito*1 de Jeová, o espírito de sabedoria e de compreensão, o espírito de conselho e de potência, o espírito de conhecimento e do temor de Jeová;
|
3 e deleitar-se-á no temor de Jeová. E não julgará pelo que meramente parece aos seus olhos, nem repreenderá simplesmente segundo a coisa ouvida pelos seus ouvidos.
4 E terá de julgar com justiça os de condição humilde e terá de dar repreensão com retidão em benefício dos mansos da terra. E terá de golpear a terra*1 com a vara da sua boca; e ao iníquo entregará à morte com o espírito de seus lábios.
|
5 E a justiça terá de mostrar ser o cinto de seus quadris, e a fidelidade, o cinto de seus lombos.
6 E o lobo, de fato, residirá por um tempo com o cordeiro e o próprio leopardo se deitará com o cabritinho, e o bezerro, e o leão novo jubado, e o animal cevado, todos juntos; e um pequeno rapaz é que será o condutor deles.*1
|
7 E a própria vaca e a ursa pastarão; juntas se deitarão as suas crias. E até mesmo o leão comerá palha como o touro.
8 E a criança de peito há de brincar sobre a toca da naja; e a criança desmamada porá realmente sua própria mão sobre a fresta de luz*1 da cobra venenosa.
|
9 Não se fará dano, nem se causará ruína em todo o meu santo monte; porque a terra há de encher-se do conhecimento de Jeová assim como as águas cobrem o próprio mar.*1
|
10 E naquele dia terá de acontecer que haverá a raiz de Jessé posta de pé qual sinal de aviso*1 para os povos. A ele é que irão consultar as nações, e seu lugar de descanso terá de tornar-se glorioso.
|
11 E naquele dia terá de acontecer que Jeová*1 oferecerá novamente a sua mão, pela segunda vez, para adquirir o restante*2 do seu povo, que remanescerá da Assíria, e do Egito, e de Patros, e de Cus,*3 e de Elão, e de Sinear,*4 e de Hamate, e das ilhas do mar.
|
12 E ele há de levantar um sinal de aviso*1 para as nações e ajuntar os dispersos de Israel; e reunirá os espalhados*2 de Judá desde as quatro extremidades*3 da terra.
|
13 E o ciúme de Efraim terá de afastar-se, e até mesmo os que são hostis a Judá serão decepados. O próprio Efraim não terá ciúmes de Judá, nem será Judá hostil para com Efraim.
14 E terão de voar contra o ombro dos filisteus ao oeste;*1 juntos saquearão os filhos do Oriente.*2 Edom e Moabe serão os sobre quem estenderão sua mão, e os filhos de Amom serão os seus súditos.
|
15 E Jeová certamente cortará*1 o esteiro do mar egípcio e sacudirá sua mão contra o Rio, no fulgor*2 do seu espírito. E terá de golpeá-lo nas [suas] sete torrentes e fará as pessoas realmente andar nas [suas] sandálias.
|
16 E terá de vir a haver uma estrada principal saindo da Assíria para o restante do seu povo, que remanescerá, assim como veio a haver [uma] para Israel, no dia em que subiu da terra do Egito.