Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
Isaías
Isaías, 19
1 A pronúncia contra o Egito: Eis que Jeová está cavalgando numa nuvem veloz e está entrando no Egito! E os deuses que nada valem, do Egito, certamente estremecerão por causa dele, e o próprio coração do Egito se derreterá no seu íntimo.
2 “E eu vou incitar egípcios contra egípcios, e certamente guerrearão cada um contra o seu irmão e cada um contra o seu companheiro, cidade contra cidade, reino contra reino.
3 E o espírito do Egito terá de ficar desnorteado no meio dele, e confundirei seu próprio conselho. E por certo hão de recorrer aos deuses que nada valem, e aos encantadores, e aos médiuns espíritas,*1 e aos prognosticadores profissionais de eventos.
|
4 E eu vou entregar o Egito na mão de um amo*1 duro, e será forte o rei que dominará sobre eles”, é a pronunciação do [verdadeiro] Senhor,*2 Jeová dos exércitos.
|
5 E há de secar-se a água do mar, e o próprio rio ficará árido e realmente se secará.
6 E os rios terão de exalar mau cheiro; os canais do Nilo do Egito*1 terão de ficar rasos e áridos. A própria cana e o junco terão de esboroar-se.*2
|
7 Os lugares escalvados*1 junto ao rio Nilo, na desembocadura do rio Nilo, e toda terra de sementeira do rio Nilo secar-se-á. Há de ser levada para longe e não existirá mais.
|
8 E os pescadores terão de estar de luto, e todos os que lançam anzóis ao rio Nilo terão de expressar tristeza, e mesmo os que estendem redes de pesca sobre a superfície da água realmente se definharão.
9 Os que trabalham em linho cardado terão de ficar envergonhados; também os tecedores de tecidos brancos.
10 E seus tecelões terão de ficar esmigalhados, todos os trabalhadores assalariados, de alma pesarosa.
11 Os príncipes de Zoã são deveras tolos. Quanto aos sábios dos conselheiros de Faraó, [seu] conselho é algo desarrazoado. Como direis vós a Faraó: “Sou filho de sábios, filho de reis de outrora”?
12 Então, onde é que estão — os vossos sábios — para que te informem, pois, e para que saibam que Jeová dos exércitos deu conselho a respeito do Egito?*1
|
13 Os príncipes de Zoã agiram tolamente, os príncipes de Nofe*1 foram enganados, os homens-chave das suas tribos fizeram o Egito andar vagueando.
|
14 O próprio Jeová misturou no meio da sua *1 o espírito de desorientação; e eles fizeram o Egito andar vagueando em todo o seu trabalho, assim como se faz um bêbedo vaguear no seu vômito.
|
15 E o Egito não virá a ter qualquer trabalho que possa ser feito pela cabeça ou pela cauda, pelo broto ou pelo junco.
16 Naquele dia, o Egito tornar-se-á quais mulheres, e certamente tremerá e estará apavorado por causa da sacudida da mão de Jeová dos exércitos, que este está sacudindo contra ele.
17 E o solo de Judá terá de tornar-se para o Egito causa de rodopiar. Todo aquele a quem é mencionado*1 está apavorado por causa do conselho de Jeová dos exércitos, que este está aconselhando contra ele.
|
18 Naquele dia virá a haver cinco cidades na terra do Egito, falando o idioma de Canaã e jurando a Jeová dos exércitos. Cidade de Derrubamento*1 se chamará uma [cidade].
|
19 Naquele dia virá a haver um altar a Jeová no meio da terra do Egito, e uma coluna a Jeová ao lado do seu termo.
20 E terá de mostrar ser como sinal e como testemunha para Jeová dos exércitos na terra do Egito; pois clamarão a Jeová por causa dos opressores, e ele lhes enviará um salvador, sim, alguém grandioso, que*1 realmente os livrará.
|
21 E Jeová certamente se tornará conhecido aos egípcios; e os egípcios terão de conhecer a Jeová naquele dia, e terão de oferecer sacrifício e presente, e terão de fazer um voto a Jeová e pagá-lo.
22 E Jeová certamente ferirá o Egito. Ferir-se-á e curar-se-á;*1 e terão de retornar a Jeová, e terá de deixar-se suplicar por eles e terá de curá-los.
|
23 Naquele dia virá a haver uma estrada principal saindo do Egito para a Assíria, e a Assíria entrará realmente no Egito, e o Egito na Assíria; e certamente prestarão serviço, o Egito com a Assíria.
24 Naquele dia, Israel virá a ser o terceiro, junto com o Egito e com a Assíria, a saber, uma bênção no meio da terra,*1
|
25 porque Jeová dos exércitos o terá abençoado, dizendo: “Bendito seja meu povo, o Egito, e o trabalho das minhas mãos, a Assíria, e minha herança, Israel.”