Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências (Rbi8, pt-BR, 1986)
Isaías
Isaías, 54
1 “Grita de júbilo, ó mulher estéril que não deste à luz! Fica animada com clamor jubilante e grita estridentemente, tu que não tiveste dores de parto, porque os filhos da desolada são mais numerosos do que os filhos da mulher que tem um dono marital”, disse Jeová.
2 “Faze mais espaçoso o lugar da tua tenda. E estendam-se*1 os panos de tenda do teu grandioso tabernáculo.*2 Não te refreies. Alonga os teus cordões de tenda e faze fortes as tuas estacas de tenda.
|
3 Pois irromperás pela direita e pela esquerda, e tua própria descendência*1 tomará posse até mesmo de nações, e eles habitarão até mesmo nas cidades desoladas.
|
4 Não tenhas medo, pois não serás envergonhada; e não te sintas humilhada, pois não ficarás desapontada. Porque te esquecerás até mesmo da vergonha do teu tempo de juventude e não te lembrarás mais do vitupério da tua contínua viuvez.”*1
|
5 “Pois o Grandioso que te fez*1 é teu dono marital,*2 cujo nome é Jeová dos exércitos; e o Santo de Israel é teu Resgatador. Será chamado de Deus de toda a terra.*3
|
6 Porque Jeová te chamou como se fosses uma esposa*1 completamente abandonada e de espírito magoado, e como esposa do tempo da mocidade, que então foi rejeitada”, disse o teu Deus.
|
7 “Por um pequeno instante*1 te abandonei completamente, mas com grandes misericórdias te reunirei.
|
8 Numa onda de indignação escondi de ti a minha face apenas por um instante, mas vou ter misericórdia de ti com benevolência*1 por tempo indefinido”, disse teu Resgatador, Jeová.
|
9 “Isto é para mim como os dias de Noé. Assim como jurei que as águas de Noé não mais passariam sobre a terra, assim jurei que não vou ficar indignado contigo nem vou censurar-te.
10 Pois os próprios montes podem ser removidos e os próprios morros podem ser abalados, mas a minha benevolência é que não será removida de ti, nem tampouco será abalado o meu pacto de paz”, disse Jeová, Aquele que tem misericórdia de ti.
11 “Ó mulher atribulada, sacudida pela tormenta, não consolada, eis que assento as tuas pedras com argamassa dura e vou lançar teu alicerce com safiras.
12 E eu vou fazer as tuas ameias de rubis e teus portões de pedras fulgurosas, e todos os teus termos de pedras agradáveis.
13 E todos os teus filhos serão pessoas ensinadas*1 por Jeová e a paz de teus filhos será abundante.
|
14 Mostrar-te-ás firmemente estabelecida na própria justiça. Estarás longe*1 da opressão — pois não temerás a ninguém — e daquilo que aterroriza, porque não se chegará a ti.
|
15 Se é que alguém fizer um ataque, não será às minhas ordens. Quem fizer um ataque contra ti cairá mesmo por tua causa.”
16 “Eis que eu mesmo criei o artífice, aquele que sopra o fogo de carvão de lenha e produz uma arma como sua feitura. Eu mesmo, também, criei o homem ruinoso para trabalho de demolição.
17 Nenhuma arma que se forjar contra ti será bem sucedida, e condenarás*1 toda e qualquer língua que se levantar contra ti em julgamento. Esta é a propriedade hereditária dos servos de Jeová, e sua justiça procede de mim”, é a pronunciação de Jeová.
|